Novo JAC
T50 chega com preço competitivo
Mais para uma reestilização profunda que uma nova
geração, SUV da marca chinesa vem recheado de equipamentos como sempre
14/11/2018
- Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
JAC
apresentou o T50
A JAC Motors apresentou para o
mercado brasileiro novo T50. O SUV passou por uma reestilização tão profunda
que a marca está chamando de nova geração. Mas, nova geração do quê? Do JAC T5.
Na realidade está mais para uma profunda reestilização, que alterou bastante a
percepção e o comportamento do carro. Agora, o JAC T50 é oferecido em duas
versões: Pack 2 e Pack 3 que custam, respectivamente, R$ 83.990 e R$ 87.990.
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O que mudou?
Apesar de a silhueta permanecer
familiar ao T5, o T50 trouxe diversas alterações. A começar pela grade, de novo
formato, faróis redesenhados, novo para-choque dianteiro com linhas mais
angulosas. Na traseira, o mesmo tratamento. Novas lanternas, um tampão traseiro
redesenhado e novo para-choque.
Por dentro, mais mudanças.
Segundo a JAC, do painel do antigo T5, sobraram apenas as maçanetas e o
acendedor de cigarro. Todo o resto é novo. Assim, o painel e as portas ganharam
acabamento macio ao toque e feito de material sintético. O painel de
instrumentos também tem novo grafismo, enquanto a porção superior do painel
recebe uma nova tela de 8 polegadas para a central multimídia.
Mais mudanças onde os olhos não
vêem
Sob o capô, o JAC T50 também traz
novidades. Assim como foi feito no T40, a marca aposentou o 1.5 flex em favor
de um motor 1.6 16V a gasolina de aspiração natural com duplo comando variável
de válvulas. Ele é capaz de entregar 138 cv de potência e 17,1 kgfm de torque.
Dotado apenas de tração
dianteira, o novo T50 lança mão de uma nova caixa de transmissão automática de
relações continuamente variáveis (CVT). Por meio dela é possível simular trocas
de marcha em modo manual, mas não há borboletas atrás do volante. As trocas
manuais precisam ser efetuadas pela alavanca.
De acordo com a JAC, todo o
conjunto de suspensão também é novo. Foram utilizados novos amortecedores,
molas recalibradas e barras estabilizadoras frontal e traseira reformuladas.
Dimensões
Apesar de tantas mudanças, as
medidas do JAC T50 não se alteraram tanto. O SUV tem 4,34 m de comprimento,
1,76 m de largura, 1,64 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas
permanece como um dos maiores (literalmente) atributos do modelo, sendo capaz
de abrigar até 600 litros de bagagens. Em ordem de marcha, o peso declarado do
JAC T50 é de 1.220 kg. O tanque tem capacidade para 42 litros de gasolina.
Conteúdo por versão
Pack 2 (R$ 83.990) – Direção
com assistência elétrica variável, ar-condicionado automático de uma zona,
bancos com acabamento de tecido sintético, trio elétrico, assistente de partida
em rampa, controles de estabilidade e tração, sistema de monitoramento da
pressão dos pneus, alarme, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
assentos traseiros com Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis, chave
presencial com partida por botão, rodas de 16 polegadas, tomadas USB (uma na
dianteira e outra na traseira) para carregamento de celulares e luzes de
neblina dianteiras e traseiras.
Pack 3 (R$ 87.990) – Acrescenta
ao Pack 2 câmera frontal, câmera 360º, câmera de ré, rebatimento elétrico dos
retrovisores, luzes diurnas de LED, rack no teto, volante revestido de tecido
sintético, piloto automático e central multimídia com tela de 8 polegadas com
espelhamento da tela de smartphones via Mirror Link (não tem Android Auto ou
Apple Car Play).
Como anda?
Logo de cara, foi possível notar
que o visual ficou mais agradável aos olhos. A traseira, principalmente, ficou
muito bem acertada. O antigo T5 tinha uma questão no visual que era o grande
volume do balanço dianteiro (área à frente das rodas dianteiras), que era muito
volumoso e os para-choques arredondados ampliavam essa sensação. Agora, com
linhas mais angulosas, essa sensação foi suavizada, apesar de o grande balanço
dianteiro ainda estar lá.
No entanto, é por dentro que
aparece a maior surpresa. O novo painel tem visual acertado e um acabamento sem
falhas. Junte-se a isso os materiais macios ao toque no painel e nas portas e o
T50 apresenta uma qualidade interna não só em par com seus rivais de “marcas grandes”
como melhor que alguns deles.
Em termos de espaço, o T50 peca
um pouco por ter um entre-eixos relativamente curto, deixando o espaço para as
pernas dos passageiros traseiros apenas justo, sem sobras. No entanto, é por
conta desse entre-eixos mais curto que o T50 tem um dos maiores porta-malas da
categoria. Nesse caso não era possível ter os dois sem aumentar o carro. Ou se
tem entre-eixos maior com mais espaço para os passageiros, ou um porta-malas
volumoso.
E andando? O acréscimo de
potência é definitivamente bem-vindo, pois o antigo T5 1.5 tinha acelerações,
digamos, morosas. Com o 1.6, o T50 não virou um canhão, mas já é necessário um
complexo planejamento de ultrapassagem. Em trecho rodoviário, onde o iCarros
teve o contato com o T50, e mantendo a velocidade regulamentar, o
computador de bordo mostrou um consumo médio de 12,9 km/l.
No entanto, dois elementos
merecem destaque. O primeiro é o conforto acústico, pois mesmo a 120 km/h
percebia-se pouco do ruído do motor e um pequeno assobio vindo dos grandes
espelhos laterais. A suspensão, toda nova de acordo com a JAC, se apresentou
mais firme e o rolamento da carroceria em mudanças de direção está bem menor, o
que aumenta a sensação de segurança. Os bancos também oferecem bom suporte e,
somando-se tudo isso, temos um JAC T50 que é ótimo para passar horas na estrada
engolindo os quilômetros de rodovia.
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