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sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Carros chineses


Novo JAC T50 chega com preço competitivo
Mais para uma reestilização profunda que uma nova geração, SUV da marca chinesa vem recheado de equipamentos como sempre
14/11/2018 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros





JAC apresentou o T50


A JAC Motors apresentou para o mercado brasileiro novo T50. O SUV passou por uma reestilização tão profunda que a marca está chamando de nova geração. Mas, nova geração do quê? Do JAC T5. Na realidade está mais para uma profunda reestilização, que alterou bastante a percepção e o comportamento do carro. Agora, o JAC T50 é oferecido em duas versões: Pack 2 e Pack 3 que custam, respectivamente, R$ 83.990 e R$ 87.990.


O que mudou?
Apesar de a silhueta permanecer familiar ao T5, o T50 trouxe diversas alterações. A começar pela grade, de novo formato, faróis redesenhados, novo para-choque dianteiro com linhas mais angulosas. Na traseira, o mesmo tratamento. Novas lanternas, um tampão traseiro redesenhado e novo para-choque.

Por dentro, mais mudanças. Segundo a JAC, do painel do antigo T5, sobraram apenas as maçanetas e o acendedor de cigarro. Todo o resto é novo. Assim, o painel e as portas ganharam acabamento macio ao toque e feito de material sintético. O painel de instrumentos também tem novo grafismo, enquanto a porção superior do painel recebe uma nova tela de 8 polegadas para a central multimídia.


Mais mudanças onde os olhos não vêem
Sob o capô, o JAC T50 também traz novidades. Assim como foi feito no T40, a marca aposentou o 1.5 flex em favor de um motor 1.6 16V a gasolina de aspiração natural com duplo comando variável de válvulas. Ele é capaz de entregar 138 cv de potência e 17,1 kgfm de torque.

Dotado apenas de tração dianteira, o novo T50 lança mão de uma nova caixa de transmissão automática de relações continuamente variáveis (CVT). Por meio dela é possível simular trocas de marcha em modo manual, mas não há borboletas atrás do volante. As trocas manuais precisam ser efetuadas pela alavanca.

De acordo com a JAC, todo o conjunto de suspensão também é novo. Foram utilizados novos amortecedores, molas recalibradas e barras estabilizadoras frontal e traseira reformuladas.

Dimensões
Apesar de tantas mudanças, as medidas do JAC T50 não se alteraram tanto. O SUV tem 4,34 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,64 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. O porta-malas permanece como um dos maiores (literalmente) atributos do modelo, sendo capaz de abrigar até 600 litros de bagagens. Em ordem de marcha, o peso declarado do JAC T50 é de 1.220 kg. O tanque tem capacidade para 42 litros de gasolina.

Conteúdo por versão
Pack 2 (R$ 83.990) – Direção com assistência elétrica variável, ar-condicionado automático de uma zona, bancos com acabamento de tecido sintético, trio elétrico, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alarme, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assentos traseiros com Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis, chave presencial com partida por botão, rodas de 16 polegadas, tomadas USB (uma na dianteira e outra na traseira) para carregamento de celulares e luzes de neblina dianteiras e traseiras.

Pack 3 (R$ 87.990) – Acrescenta ao Pack 2 câmera frontal, câmera 360º, câmera de ré, rebatimento elétrico dos retrovisores, luzes diurnas de LED, rack no teto, volante revestido de tecido sintético, piloto automático e central multimídia com tela de 8 polegadas com espelhamento da tela de smartphones via Mirror Link (não tem Android Auto ou Apple Car Play).

Como anda?
Logo de cara, foi possível notar que o visual ficou mais agradável aos olhos. A traseira, principalmente, ficou muito bem acertada. O antigo T5 tinha uma questão no visual que era o grande volume do balanço dianteiro (área à frente das rodas dianteiras), que era muito volumoso e os para-choques arredondados ampliavam essa sensação. Agora, com linhas mais angulosas, essa sensação foi suavizada, apesar de o grande balanço dianteiro ainda estar lá.

No entanto, é por dentro que aparece a maior surpresa. O novo painel tem visual acertado e um acabamento sem falhas. Junte-se a isso os materiais macios ao toque no painel e nas portas e o T50 apresenta uma qualidade interna não só em par com seus rivais de “marcas grandes” como melhor que alguns deles.

Em termos de espaço, o T50 peca um pouco por ter um entre-eixos relativamente curto, deixando o espaço para as pernas dos passageiros traseiros apenas justo, sem sobras. No entanto, é por conta desse entre-eixos mais curto que o T50 tem um dos maiores porta-malas da categoria. Nesse caso não era possível ter os dois sem aumentar o carro. Ou se tem entre-eixos maior com mais espaço para os passageiros, ou um porta-malas volumoso.

E andando? O acréscimo de potência é definitivamente bem-vindo, pois o antigo T5 1.5 tinha acelerações, digamos, morosas. Com o 1.6, o T50 não virou um canhão, mas já é necessário um complexo planejamento de ultrapassagem. Em trecho rodoviário, onde o iCarros teve o contato com o T50, e mantendo a velocidade regulamentar, o computador de bordo mostrou um consumo médio de 12,9 km/l.

No entanto, dois elementos merecem destaque. O primeiro é o conforto acústico, pois mesmo a 120 km/h percebia-se pouco do ruído do motor e um pequeno assobio vindo dos grandes espelhos laterais. A suspensão, toda nova de acordo com a JAC, se apresentou mais firme e o rolamento da carroceria em mudanças de direção está bem menor, o que aumenta a sensação de segurança. Os bancos também oferecem bom suporte e, somando-se tudo isso, temos um JAC T50 que é ótimo para passar horas na estrada engolindo os quilômetros de rodovia.
 
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