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sábado, 11 de maio de 2019

Grandes marcas

Rival de Hilux, VW Amarok deixa de ser feita na Alemanha
Picape média da marca passará a ser produzida apenas na fábrica de Pacheco na Argentina. Ela era feita em Hannover (ALE)
09/05/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros


Rivalizando com a Toyota Hilux desde 2009, a Volkswagen Amarok vai receber uma alteração em sua produção, de acordo com informações do site Argentina Autoblog. Atualmente feita nas fábricas de Hannover (ALE) e Pacheco (ARG), a picape média da VW será feita somente na planta argentina, de onde será exportada para o restante do mundo para concorrer com modelos como a Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.


Seguindo o plano original para a rival da Hilux
Segundo a publicação argentina, o plano original era mesmo o de fabricar a VW Amarok apenas no país vizinho. No entanto, em 2012, a Volkswagen optou por fabricá-la também na Alemanha, na planta localizada na cidade de Hannover.
Na época, houve rumores de que a fábrica na Argentina tinha problemas qualidade e demora na entrega e então a VW teria optado em fazê-la diretamente na Europa onde concorreria com rivais de peso naquele mercado, como a Toyota Hilux.
A fábrica de Pacheco também se encarregará agora de exportar peças da VW Amarok para o Equador, onde a picape média é montada em regime CKD para aquele mercado.
VW + Ford = Amarok e Ranger juntas?
Segundo o Argentina Autoblog, a notícia de que a fábrica de Pacheco seria a única a produzir a Amarok deixou os funcionários felizes. Além da exclusividade, a planta argentina já estaria trabalhando ativamente no “Projeto Cyclone”, que deve dar origem a uma nova geração de picapes médias desenvolvidas em conjunto por Ford e Volkswagen. Vale lembrar que a Amarok já está no final do seu ciclo de produto na atual geração.

Amarok ou Hilux no Brasil: preço atrapalha vendas?
Enquanto a Toyota Hilux domina o mercado de picapes médias, a VW Amarok surgiu como uma opção com mais tecnologia. Hoje, é vendida em seis versões (S, SE, Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme), cabine simples (apenas na S) ou dupla, motor 2.0 turbo diesel com potência variando entre 140 cv e 180 cv ou 3.0 V6 de 225 cv. A tração é sempre integral nas quatro rodas e o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de oito marchas.

Os preços da Amarok hoje partem de R$ 127.990, pela versão S de cabine simples, e vão até R$ 205.990 pela V6 Extreme cabine dupla. Enquanto isso, sua principal rival no Brasil cobra entre R$ 113.790 (Toyota Hilux 2.7 flex manual SR cabine simples 4x2) e R$ 210.390 (Toyota Hilux 2.8 turbo diesel automática GR-S 4x4 automática).

Apesar de a Toyota Hilux, na média, cobrar preços superiores que os da VW Amarok, não significa que picape da Volks tem vida fácil. No acumulado de vendas de 2019 até abril, a VW Amarok anotou 6.173 emplacamentos, contra 13.092 unidades no mesmo período para a Toyota Hilux.
 
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