Rival de Hilux, VW Amarok deixa de ser feita na Alemanha
Picape média da marca passará a ser
produzida apenas na fábrica de Pacheco na Argentina. Ela era feita em Hannover
(ALE)
09/05/2019 - Thiago Moreno / Foto:
Divulgação / Fonte: iCarros
Rivalizando com a Toyota Hilux desde 2009, a Volkswagen Amarok vai
receber uma alteração em sua produção, de acordo com informações do site Argentina Autoblog.
Atualmente feita nas fábricas de Hannover (ALE) e Pacheco (ARG), a picape média
da VW será feita somente na planta argentina, de onde será exportada para o
restante do mundo para concorrer com modelos como a Chevrolet S10, Ford Ranger
e Toyota Hilux.
Seguindo o plano original para a rival
da Hilux
Segundo a publicação argentina, o plano original era mesmo o de fabricar
a VW Amarok apenas no país vizinho. No entanto, em 2012, a Volkswagen optou por
fabricá-la também na Alemanha, na planta localizada na cidade de Hannover.
Na época, houve rumores de que a fábrica na Argentina tinha problemas
qualidade e demora na entrega e então a VW teria optado em fazê-la diretamente
na Europa onde concorreria com rivais de peso naquele mercado, como a Toyota
Hilux.
A fábrica de Pacheco também se encarregará agora de exportar peças da VW
Amarok para o Equador, onde a picape média é montada em regime CKD para aquele
mercado.
VW + Ford = Amarok e Ranger juntas?
Segundo o Argentina Autoblog, a notícia de que a fábrica de Pacheco
seria a única a produzir a Amarok deixou os funcionários felizes. Além da
exclusividade, a planta argentina já estaria trabalhando ativamente no “Projeto
Cyclone”, que deve dar origem a uma nova geração de picapes médias
desenvolvidas em conjunto por Ford e Volkswagen. Vale
lembrar que a Amarok já está no final do seu ciclo de produto na atual geração.
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Amarok ou Hilux no Brasil: preço
atrapalha vendas?
Enquanto a Toyota Hilux domina o mercado de picapes médias, a VW Amarok
surgiu como uma opção com mais tecnologia. Hoje, é vendida em seis versões (S,
SE, Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme), cabine simples (apenas na
S) ou dupla, motor 2.0 turbo diesel com potência variando entre 140 cv e 180 cv
ou 3.0 V6 de 225 cv. A tração é sempre integral nas quatro rodas e o câmbio
pode ser manual de seis velocidades ou automático de oito marchas.
Os preços da Amarok hoje partem de R$ 127.990, pela versão S de cabine
simples, e vão até R$ 205.990 pela V6 Extreme cabine dupla. Enquanto isso, sua
principal rival no Brasil cobra entre R$ 113.790 (Toyota Hilux 2.7 flex manual
SR cabine simples 4x2) e R$ 210.390 (Toyota Hilux 2.8 turbo diesel automática
GR-S 4x4 automática).
Apesar de
a Toyota Hilux, na média, cobrar preços superiores que os da VW Amarok, não
significa que picape da Volks tem vida fácil. No acumulado de vendas de 2019
até abril, a VW Amarok anotou 6.173 emplacamentos, contra 13.092 unidades no
mesmo período para a Toyota Hilux.
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