Volvo
XC60 Inscription: intermediário só no nome
Com preço competitivo, versão vai além da conhecida
segurança da marca com bom acabamento e tecnologia
05/10/2017
- Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
O Volvo
XC60 passou um bom tempo com o mesmo visual em nosso mercado. Nesse
período, o terreno dos SUVs médios premium recebeu adições como o BMW X3 e o
recém-apresentado Audi Q5 de nova geração. A Volvo tomou seu tempo e mostrou
que valeu a pena esperar. O iCarros avaliou a versão
intermediária Inscription, de R$ 259.990, para mostrar essa evolução.
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Mas antes vale lembrar o que mudou na segunda geração do modelo.
Primeiro temos o uso da plataforma SPA da Volvo, já vista por aqui no XC90. Com
isso, o XC60 cresceu 9 cm no entre-eixos, 4 cm no comprimento e 11 cm na
largura em comparação com a geração anterior. A altura foi a única medida que
diminuiu, perdendo 5 cm.
Nas medidas, o modelo agora tem 4,69 m de comprimento, 1,90 m de
largura, 1,66 m de altura e 2,86 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de
abrigar até 505 litros. Segundo a Volvo, todas as configurações pesam até
1.926 kg.
O SUV também traz o sistema de condução semi-autônoma que funciona a
até 130 km/h, enquanto o assistente de ponto cego pode até mesmo trazer o carro
de volta se perceber que a mudança de faixa vai causar um acidente. Tais
sistemas aparecem a partir da configuração testada.
Visualmente, a nova plataforma deu a impressão de que o XC60 tem um
capô mais longo e baixo que a versão anterior, mas a linha lateral é bem
similar. A lanterna traseira vertical característica do XC60 ainda está lá, mas
agora invade o capô.
O que o XC60 Inscription traz de série?
Sendo a versão intermediária do SUV, a configuração oferece
ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico com abertura
elétrica, central multimídia com espelhamento de smartphones via Android Auto e
Apple CarPlay, bancos revestidos de couro com ajustes elétricos e memória para
o motorista, seletor de modos de condução, assistente de partida em rampa,
sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, start/stop e
rodas de liga leve de 20 polegadas.
Também é a primeira configuração do modelo a contar com todos os
equipamentos extras de segurança e comodidade, como painel de instrumentos
digital com tela de 12,3 polegadas, aquecimento para os bancos dianteiros,
porta-malas com abertura elétrica, chave presencial revestida de couro com
memória, piloto automático adaptativo, assistente de direção semi-autônoma e
alertas de ponto cego, tráfego cruzado e colisão traseira.
Sob o capô
Todas as configurações do novo XC60 utilizam o motor T5: 2.0 turbo a
gasolina capaz de entregar 254 cv de potência e 35,7 kgfm já a partir das 1.500
rpm. O câmbio é sempre automático de oito velocidades e todas as configurações
são dotadas de tração integral. Os dados da marca informam que o conjunto
é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, com velocidade máxima de
220 km/h.
Revisões e PCD
Desde o lançamento, a Volvo trabalha com um regime de preços fixos para
as revisões do XC60. Elas contemplam seis manutenções programadas até o
momento, sendo que a primeira ocorre aos 10.000 km e a última que já tem um
plano fechado é a de 60.000 km ou três anos de uso.
Quilometragem / Período / Valor
10.000 km / Não
definido / R$ 94920.000 km / 12 meses / R$ 1.849
30.000 km / Não definido / R$ 949
40.000 km / 24 meses / R$ 2.349
50.000 km / Não definido / R$ 949
60.000 km / 36 meses/ R$ 3.499
Já para os portadores de necessidades especiais, que comprariam um
veículo pelo regime de PCD, a Volvo também oferece descontos. Assim, a versão
Inscription pode sair por R$ 232.841 para as pessoas elegíveis a tais
descontos.
Carro de patrão?
O XC60 chamou a atenção na garagem e atiçou a curiosidade de
Ricardo Bonzo Filho, CEO do iCarros, que pode conhecer o
SUV por uns dias. Casado e com dois filhos, ele atualmente dirige uma Dodge
Journey R/T e um Mercedes-Benz C180 Avantgarde. E o que ele achou?
Para o executivo, “o carro vai muito bem na cidade, filtra bem os
buracos e é muito confortável”. Rodando no trânsito, não foi só o conforto que
chamou a atenção de Bonzo: “durante meu tempo com o carro, o computador de
bordo marcou um consumo de 7,7 km/l com gasolina. Pelo tamanho do carro está
muito bom”.
Outros elementos da cabine também foram notados pelo executivo devido à
atenção aos detalhes que a Volvo teve com o XC60. O primeiro deles é o espelho
sem borda, que deixa a peça mais elegante. O fato de haver um manual do
proprietário em versão digital na memória da central multimídia também foi
apontado por Ricardo como algo positivo: “às vezes é difícil encontrar algumas
informações no manual físico, o digital facilita a busca”.
Outro ponto positivo destacado por Ricardo foi a performance do
conjunto motriz: “O XC60 tem menos força que o meu Journey (3.6 V6 de 280 cv),
mas o torque do Volvo é bem mais perceptível, o carro deslancha melhor”.
De acordo com Bonzo, apesar do porte avantajado do SUV, a agilidade do
motor e a leveza da direção fazem o carro parecer bem menor dirigindo. Outro
ponto em que o XC60 supera o Dodge do executivo é o vão livre do solo, pois “o
Journey deixa o para-choque em qualquer valeta, já o Volvo passa longe”.
Mas nem tudo são flores, pois, para o executivo, faltou um ronco mais
encorpado. “Isso é algo que os carros da BMW têm, um som de motor que te
instiga”. E, ao usar o modo ECO de condução, o motor desliga momentos antes de
parar completamente, “o que atrapalha no anda e para do trânsito”, completa
Bonzo.
Como anda
Muitas das impressões de Bonzo podem ser confirmadas rapidamente. A
começar pelo motor, para o bem ou para o mal. Enquanto ele empurra as quase
duas toneladas do SUV sem a menor impressão de esforço, ele também não se
"comunica" com o motorista. Levado até as faixas mais altas de
rotação, esse motor produz um ruído baixo e um tanto áspero. Nada que empolgue.
Vale notar também que, em situações em que se exija retomadas rápidas,
há uma latência entre o câmbio efetuar a redução e a turbina do carro encher
até se obter o máximo de desempenho. Usar o modo “Dynamic” de condução ameniza
essa situação.
No entanto, no uso diário, o XC60 mostra que o seu intuito é entregar
conforto mesmo. Isolamento de cabine exemplar, acabamento de bom gosto (o que
implica em bons materiais) e a dominante central multimídia são exemplos desse
aconchego que o carro oferece. Isso sem contar a chave que combina com o
revestimento dos bancos.
É fácil perder a noção do tempo dentro do Volvo, pois o motorista não
se cansa atrás do volante. E mesmo se estiver cansado, pode recorrer aos
sistemas semi-autônomos para voltar sua atenção ao trânsito. Uma pena que aqui
não é a Suécia e a falta de sinalização das ruas confunde facilmente os radares
e leitores de faixa do carro. Melhor deixar esse artifício para vias expressas
e estradas.
Outro item que reforça essa impressão de conforto é a suspensão. Ela
tem uma daquelas calibrações que te fazem questionar se a rua de sua casa foi
recentemente recapeada. Mas ela tem seus limites. Em ondulações sequenciais, o
carro começa a bater mais seco. Se você pegar uma ondulação no meio da curva,
vai perceber as duas toneladas do SUV indo de um lado para o outro, mas não é o
suficiente nem para começar a ouvir os pneus assobiando.
Aliás, fica o elogio para a direção do carro e a entrega de torque.
Como são rápidas, o XC60 parece “encolher” em volta do motorista. Eu inclusive
já dirigi SUVs compactos de entrada que eram mais difíceis de navegar no trânsito
urbano que o Volvo.
Conclusões
Ao contrário de outros modelos dessa categoria, o Volvo XC60 se
preocupa mais com o bem estar dos ocupantes do que com a promessa de
esportividade ou em ser a última palavra de tecnologias de entretenimento. É um
carro para viajar horas com a família sem se desgastar. E não tem nada mais
reconfortante do que rodar com um carro que você sabe que está cuidando da sua
segurança. Isso e a madeira no painel, ela deixa a cabine aconchegante também.
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