Sonho do carro voador pode estar prestes a se tornar
realidade
Em caso de congestionamento na estrada, basta levantar voo.
VeĆculos alados prometem resolver muitos dos problemas da mobilidade urbana.
Apesar da burocracia, essa visão futurista não estÔ tão longe de entrar no
mercado.
Imagine ter que se deslocar todos os dias 300 quilƓmetros de
casa ao trabalho – a distĆ¢ncia Berlim-Hannover ou SĆ£o Paulo-Volta Redonda – e
vice-versa. Com um carro voador, bastariam menos de duas horas para percorrer o
trajeto.
Ao todo, 17 projetos ao redor do mundo visam transformar
essa ideia futurista em. Entre eles o MyCopter, da União Europeia, envolvendo
seis universidades e institutos de pesquisa europeus, incluindo o Centro
Aeroespacial Alemão (DLR), em Braunschweig, a Universidade Técnica de Karlsruhe
e o Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, em Tübingen. A UE financia o
projeto com 3,4 milhƵes de euros.
Durante quatro anos, os pesquisadores do MyCopter examinaram
tĆ©cnicas e concepƧƵes de veĆculos aĆ©reos para uso diĆ”rio. Na penĆŗltima semana
de novembro, os cientistas apresentaram seus resultados na cidade de
Braunschweig. Entre outros equipamentos, desenvolveram um volante que permite
pilotar um helicóptero como um carro.
"Os pilotos disseram: 'Realmente, nada mal'",
orgulha-se Stefan Levedag, do Centro Aeroespacial Alemão. Até então, o volante
foi testado em simulações, e atualmente estÔ sendo instalado num helicóptero de
verdade.
Todos os 17 projetos de carro voador tĆŖm o mesmo objetivo:
construir um veĆculo que possa ser utilizado tanto na estrada como no ar. Essa
Ʃ tambƩm a meta da AeroMobil, uma empresa de Bratislava, capital da EslovƔquia.
Na conferĆŖncia internacional sobre o futuro Pioneers
Festival, realizada em Viena em outubro, a empresa apresentou seu protótipo
mais recente, o AeroMobil 3.0. Ele jĆ” completou os testes na estrada e no ar
com sucesso e estĆ” a apenas um passo do modelo final, apto a entrar no mercado.
O funcionƔrio da AeroMobil Stefan Vadocz lembra que hƔ quase
cem anos se tenta construir carros voadores, em todo o mundo. "Mas o nosso
Ć© um pouco diferente: desde o inĆcio, ele foi projetado como um carro e aviĆ£o
comum" Sua caracterĆstica especial Ć© a possibilidade de alternar entre os
dois objetos.
Falta apenas a licenƧa europeia para o AeroMobil entrar no
mercado
Carros esportivos com asas
O AeroMobil 3.0 parece um carro esportivo de luxo. Ele
possui asas e rodas fabricados com materiais compostos e tudo o que Ć© de se
esperar em um carro voador: eletrƓnica aeronƔutica, piloto automƔtico e
paraquedas. Ele utiliza gasolina comum, e, como um avião, é capaz de decolar e
pousar, sobre uma superfĆcie firme ou atĆ© mesmo sobre uma faixa de grama.
"Combinar um carro e um avião não é uma tarefa
fƔcil", salienta Vadocz. "Um carro deve ser pesado e relativamente
bem mais largo do que um avião." Um avião, no entanto, precisa ser o mais
leve possĆvel. "O fato de ser possĆvel alternar entre os dois permite ter
tanto um carro quanto um avião de pleno direito", assegura.
Fundador da AeroMobil, Thomas Klein, trabalha hĆ” 25 anos em
carros voadores
Depois de alguns testes bem sucedidos e da apresentação no
Pioneers Festival, os construtores do AutoMobil 3.0 precisam acima de tudo
resolver a papelada burocrƔtica. Pois o carro voador precisa de licenƧas
europeias para a estrada e para o ar.
Jan Lesinsky, professor de TƩcnica de Transportes e
Automóveis da Universidade Técnica Eslovaca, em Bratislava, se entusiasma com a
nova tecnologia por trÔs dos carros voadores. Mas ele não espera que o
AeroMobil receba as autorizaƧƵes necessƔrias, e muito menos que carros voadores
se tornem em breve uma forma de transporte de massa.
"A ideia de simplesmente decolar, quando se esbarra num
congestionamento, soa fantƔstica. Mas o que acontece quando carros voadores,
digamos, somam 10% do trƔfego? Quando os carros estiverem se movendo entre 20 e
100 metros de altura no transporte aéreo, serão necessÔrias regras de segurança
muito claras", alerta.
Os proprietƔrios tambƩm precisam ser ao mesmo tempo
motoristas e pilotos. E o motorista precisaria se comunicar de forma organizada
com uma espƩcie de torre de comando, para decidir quem segue por onde.
"Definitivamente não sou pessimista quando se trata de
projetos como este. Mas acredito que é pouco provÔvel que num futuro próximo
vamos ver carros voando em qualquer lugar", afirma Lesinsky. Stefan
Levedag, do DLR, segue a mesma linha: "Com certeza não iremos ver o carro
voador por um bom tempo."
AeroMobil 3.0 deverĆ” custar algumas centenas de milhares de
euros
Só para ricos
De qualquer maneira, segundo Lesinsky, a maioria das pessoas
não teria como pagar um carro voador. Vadocz, da AeroMobil, também admite que
seu veĆculo Ć© um produto de luxo. "O preƧo deve ficar entre o de um carro
esportivo e o de um pequeno avião esportivo, ou seja, algumas centenas de
milhares de euros."
O funcionƔrio acrescenta que jƔ hƔ interessados, embora
atualmente a AeroMobil não esteja aceitando encomendas. "Mas estamos
bastante felizes que o mundo esteja interessado em comprar o nosso veĆculo.
Vamos cuidar rapidamente de todas as licenƧas e regularizaƧƵes", o que
deve ser questão de alguns anos.
Caso a AeroMobil realmente adquira as autorizaƧƵes
necessĆ”rias, os veĆculos alados poderĆ£o estar voando por aĆ mais rĆ”pido do que
muitos imaginam. No entanto, para a maioria o que sobrarĆ” Ć© o gostinho de
observar o voo dos carros alados a partir do solo.
© 2014 Deutsche Welle, retirado de
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