Primeiro
carro voador começa a ser encomendado nos Estados Unidos
Por iG
São Paulo | 26/10/2018 10:29
Meio carro meio avião pode rodar legalmente nas
ruas e comporta até dois passageiros. Sua capacidade máxima de voo é de 4 horas
por tanque
A empresa americana Terrafugia
começa a aceitar encomendas do primeiro carro voador legalizado às ruas, com
expectativa de que as primeiras unidades seguem entregues no ano que vem. A
marca, pertencente à chinesa Geely, dona da Volvo, têm competido pelo título de
primeiro "carro" voador comercial da história com a holandesa Pal-V —
que prometeu, no ano passado, entregar as primeiras encomendas de seu veículo,
Liberty, ainda neste ano, mas já adiou o prazo.
O carro voador da startup
norte-americana se chama Transition , e tem capacidade para 2
passageiros. O carro necessita de pista para decolagem e aterrissagem, tal como
os aviões pequenos convencionais, embora possa ser usado também como um
automóvel terrestre normal. Sabe-se que, em sua fase inicial, o Transition será
oferecido apenas nos Estados Unidos, mas o seu valor ainda não foi revelado
pela empresa com sede no estado de Massachusetts.
Como funciona o carro voador
Primeiro carro voador é o passo inicial para o desenvolvimento do
próximo modelo, que decola na vertical
O carro-avião tem capacidade para
duas pessoas — piloto e passageiro —, autonomia de voo de 640 quilômetros,
velocidade máxima de 160 km/h e pode chegar a uma altura máxima de 2.743
metros. O tanque de combustível tem capacidade para levar 76 litros e o consumo
é de 19 litros por hora.
O motor é fornecido pela Rotax, o modelo
912iS. Trata-se de quatro cilindros (contrapostos) a gasolina, com refrigeração
dupla: a ar e líquida. A potência é de pouco mais de 100 cv, que parece pouca,
mas os engenheiros da marca garantem que é mais do que o suficiente para
decolar em pistas de pouso menores.
Com um simples apertar de um
botão e em menos de um minuto, o motorista/piloto faz a transição do carro para
avião e vice-versa. O bom é que, com as asas dobráveis, o condutor não precisa
de um hangar para guardá-lo. Com três câmeras na parte traseira, o Terrafugia
quer tornar as manobras de estacionamento menos complicadas.
No modo automóvel, o veículo se
torna híbrido devido ao motor elétrico. A companhia diz que a aeronave respeita
as legislações de segurança com uma estrutura rígida, cintos de segurança,
airbags e também paraquedas.
A julgar por toda a tecnologia
envolvida e a complexidade do projeto, espera-se que o preço inicial seja alto
demais para pensar em uma rápida popularização no mercado. Desse modo, “o
objetivo é competir com o uso de aviões por parte de empresas, governos e
companhias de transporte”, segundo destacam os responsáveis pela chinesa Geely,
detentora da Terrafugia.
O CEO da Terrafugia, Chris Jaran,
também revelou que, em breve, será apresentado o próximo carro voador da
empresa, o veículo TF-2, que ao contrário do Transition, será capaz de realizar
decolagens e aterrissagens verticais. Ele é similar ao da holandesa Pal-V.
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