Veja os
carros menos vendidos do Brasil no primeiro trimestre do ano
Por iG
São Paulo
Lista dos lanternas do mercado tem números da
Fenabrave, com divisão por segmento. Confira detalhes sobre cada um dos modelos
Divulgação
Apesar de
ainda estar longe do ideal, as lojas de carros venderam 38,9 % a mais em março
que no mês anterior
O mês de março de 2017 ficará
marcado na história da forte crise que afeta o setor automotivo por ter
interrompido uma sequência de números negativos. Considerando o total de carros
e comerciais leves, foram 183.850 unidades vendidas, ante 132.398 de fevereiro,
o que representa uma alta de 38,9%, um alento para reduzir a diferença do
acumulado do primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2016.
Nos
três primeiros meses do ano foram contabilizadas 459.806 unidades, ante 465.026
entre janeiro e março do ano passado. Confira abaixo quais foram os carros
menos vendidos no Brasil, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave.
Hatch de entrada: Fiat Uno – 7.518 unidades
Divulgação
Fiat Uno
2017
Depois que o Mobi começou a
ser vendido, as vendas do Uno caíram. Ambos compartilham diversos componentes,
mas o primeiro é mais em conta, apesar de menos sofisticado. Pela posição que o
Uno se encontra no ranking de vendas atualmente, mesmo com as recentes
mudanças, em setembro último, quem procura um compacto da Fiat não se importa
muito com a sofisticação extra do Uno na comparação com o Mobi e se concentra
na questão da diferença de preço. Além disso, o Uno tem fortes rivais no
mercado, como GM Onix, Hyndai HB20 e Ford Ka.
Hatch compacto: Chery Celer – 91 unidades
Divulgação/Chery
Chery
Celer
A baixa produção e pequena rede
de concessionárias estão entre os fatores que atrapalham a vida do modelo da
marca chinesa no Brasil, que planeja uma virada com o lançamento do SUV Tiggo
2, ainda no primeiro semestre do ano. No caso do compacto, a concorrência da
marca tradicionais e a desvalorização também contribuem para as baixas vendas.
Hatch médio: Volvo V40 – 54 unidades
Divulgação
Volvo V40
R-Design 2017
O segmento de hatches médios está
encolhendo no Brasil. E apesar do modelo sueco ter suas qualidades, está no
final do ciclo de vida e também conta com uma lista de rivais de peso. Entre os
modelos premium, há BMW Série 1, Audi A3 e Mercedes Classe A, todos partindo acima
de R$ 120 mil. Na parte mais modesta da tabela, a dupla Ford Focus e VW Golf
lidera as vendas. Ainda sobre o Volvo, a alta desvalorização e o custo de
manutenção também estão entre os fatores que atrapalham as vendas.
Sedã Pequeno: Chery Celer Sedan – 64 unidades
Divulgação
Chery
Celer Sedan
Outro segmento em que as
marcas tradicionais acabam sendo as mais procuradas, deixando as menos
conhecidas de lado. Dentro desse contexto, o sedã da marca chinesa quase
desaparece. Ainda precisa evoluir para começar a entrar na briga com os rivais
com mais força. Itens como nível de ruído, precisão dos comandos e qualidade de
acabamento deixam a desejar.
Sedã Compacto: Ford Fiesta – 43 unidades
Divulgação
Ford New
Fiesta Sedan
Eis um bom carro que vende pouco.
Como vem o México e está prestes a mudar, deixou de ser importado, pelo menos
por enquanto. O que foi vendido no trimestre é de estoque antigo. Conta com um
conjunto bem acertado, vem com uma boa lista de itens de série, anda bem e tem
estilo arrojado. Deverá voltar a ser oferecido no Brasil até o fim do ano,
junto com a versão hatch renovada.
Sedã Médio: Peugeot 408 – 243 unidades
Peugeot
408 THP Flex
Peugeot
408 THP Flex
No terreno de sedãs médios as
vendas se concentram em três modelos: Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet
Cruze. No caso do modelo da marca francesa, fatores como base antiquada e
oferta reduzida (sobrou apenas uma versão, a Business 1.6 THP), explicam em
parte o motivo do baixo volume de vendas. O motor 1.6 turbo flex, de 173 cv,
que funciona com câmbio automático de seis marchas, é o ponto mais interessante
do carro.
Sedã Grande: Hyundai Azera – 25 unidades
Divulgação
Hyundai
Azera
Já teve seus dias de glória no
Brasil, mas agora quase sumiu do cenário, prejudicado pela política de impostos
cobrados de modelos importados, entre outros fatores, como a forte concorrência
das marcas alemãs de prestígio, como BMW, Mercedes e Audi em um segmento em que
o status é um fator relevante. Já mudou no país de origem e ainda não há
previsão de quando o modelo novo chegará ao mercado brasileiro.
Perua Compacta: Volkswagen SpaceCross – 29 unidades
Divulgação
Volkswagen
SpaceCross
Uma perua com apelo aventureiro
sofre duplamente no Brasil. Isso porque esse tipo de modelo familiar está em
extinção no País, que também recebe a onda de lançamentos de SUVs, segmento que
já representa quase 20% das vendas totais. O alto preço também contribui com as
baixas vendas. Parte de R$ 85.103, valor suficiente para levar uma série
modelos mais interessantes.
Perua Média: Audi A6 Allroad - 1 unidade
Divulgação
Audi
AllRoad
Infelizmente, quase ninguém ousa
a comprar uma perua média no Brasil depois que os SUVs invadiram o mercado. E o
modelo da Audi é quase impossível de ser visto nas ruas por aqui. Entre janeiro
e março, o modelo mais vendido do segmento foi a VW Golf Variant, com 150
unidades, seguida pela Audi A4 Avant, com 34 e a Volvo V60, com 16, apenas.
Utilitário Esportivo: Range Rover – 115 unidades
Divulgação/Jaguar
Land Rover
No topo
da linha estará o Range Rover SVAutobiography Dynamic, versão que usa um motor
5.0 V8 de 550 cv e 69,3 kgfm, preparado pela Jaguar SVO.
Entre os SUVS de luxo, o
sofisticado (e caro) modelo da marca inglesa chega superar R$ 1 milhão na
exclusiva versão Autobiography LWB 5.0 V8. O nível de sofisticação inclui
itens como bancos individuais revestidos de couro nobre e perfurado que têm
programas de massagem, aquecimento e resfriamento. Há também som com 1.700
watts e 29 alto-falantes como parte de uma lista enorme de equipamentos
Picape Compacta –Chevrolet Montana – 3.592 unidades
Divulgação
Chevrolet
Montana
Precisa de novidades para
voltar a ter apelo diante das fortes rivais Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.
Recebeu apenas ajustes no motor em agosto ultimo e continua com a mesma frente
do hatch Agile, que deixou de ser vendido no Brasil em setembro de 2014. Foi
mostrada na versão conceitual Activ no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo,
em novembro. E pode ganhar mais novidades em breve.
Picape Média: Nissan Frontier – 1.040 unidades
Nicolas
Tavares/iG
Nissan
Frontier
Acaba de mudar de geração
no Brasil e ainda não entrou na briga para valer com as principais rivais
Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger. Começou a ser importada do México,
mas passará a vir da Argentina, a partir do ano que vem, com a mesma base da
Renault Alaskan e da Mercedes-Benz Classe X, ambas também previstas para serem
vendidas por aqui.
Monovolume: Mercedes-Benz Classe B - 17 unidades
Divulgação
Mercedes-Benz
Classe B
Exceto pelo Honda Fit, o
segmento de monovolumes no Brasil tem volumes de vendas bastante baixos, o que
também de explica, pelo menos em parte, pela preferência pelos SUVS. No último
lugar do ranking do segmento está o bom Mercedes Classe B200, que tem um bom
conjunto, mas pouco oferta nas lojas.
Minivan: JAC J6 - 22 unidades
Divulgação
JAC J6
Segmento pouco procurado no
Brasil, dominado com folga pela Chevrolet Spin, que detém nada menos que 98%
das vendas. Correndo por fora, o carro da marca chinesa tenta conquistar quem
reluta em levar uma Spin para casa com seu desenho mais bem resolvido e pelo
custo-benefício relativamente atraente.
Link
deste artigo: http://carros.ig.com.br/2017-04-05/carros-menos-vendidos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário