Oferecidos como opcionais, alguns
equipamentos deveriam vir de série. Veja a lista de 10 itens que tinham que ser
oferecidos até no carro mais barato
Comprar um carro pode ser um
exercício de paciência. Encontramos por um bom preço, mas faltam vários itens
importantes, oferecidos como opcionais, acessórios ou apenas disponíveis em
configurações mais caras. Só que, para alguns equipamentos, não deveria
funcionar dessa forma, já que são essenciais no dia a dia. Veja 10 itens que
deveriam vir de série em todos os carros vendidos no Brasil.
Ar-condicionado
Divulgação
Ar-condicionado
é vital para os brasileiros sobreviverem ao calor do verão. Mas nem todos os
carros vêm com esse item
Em um país tropical como o Brasil,
onde o calor do verão pode chegar passar dos 40°C em algumas cidades,
ar-condicionado é um dos equipamentos fundamentais, realmente
necessários. Só que alguns carros ainda vem de fábrica sem ele, principalmente
os modelos mais em conta – Fiat Mobi e Volkswagen Up! são alguns que deixam
esse item de lado nas configurações "pé-de-boi".
Cinto de segurança de três pontos
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Obrigatório
em 2020, os cintos de segurança de três pontos e os encostos de cabeça centrais
deveriam vir de série
Eis uma situação bem comum: O
carro oferece mais de dois airbags, controle de estabilidade e mais um monte de
coisas bem seguras. Quando vamos olhar no banco traseiro, o passageiro do meio
usa cinto de dois pontos na cintura e sem apoio de cabeça. De que adianta
colocar tanta segurança se não tem o básico. Deveria ser lei há muito tempo:
Todo carro deve vir com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos
para todos os assentos. Mas só será regra a partir de 2020.
Controle de estabilidade
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É
obrigatório na Europa e EUA, a Argentina irá exigir a partir de 2018. E, no
Brasil, somente a partir de 2020
É um item de segurança bem
importante, obrigatório em muitos países e requisitado pelo Latin NCAP para dar
notas altas a um veículo. A Argentina irá exigir o equipamento a partir de
janeiro de 2018 para todos os carros. Por aqui, o governo resolveu adiar e
colocar a adoção em duas fases: em 2020, para todo carro novo ou que passe por
mudanças profundas (sendo necessário homologar novamente), e a partir de 2022,
para todos os veículos zero quilômetros. O lado bom é que todos usam um sistema
parecido, com um módulo eletrônico que também fornece controle de tração e
assistente de partida em rampas.
Direção elétrica
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Além de
ser muito mais agradável de usar, a direção elétrica também ajuda a economizar
combustível
Não há motivos de um carro ter
direção hidráulica quando pode adotar a elétrica. É mais leve, mais confortável,
permite aplicar uma variação no peso de acordo com a velocidade do carro e, de
quebra, ajuda na economia de combustível – como usa um motor elétrico dedicado
ao invés da bomba hidráulica conectada ao motor, não rouba potência. É um custo
que pode ser pago pelo volume e uso em toda a linha, tanto que muitos poucos
veículos ainda não contam com essa assistência. Só tem apelo para entusiastas,
pois até marcas especializadas em esportivos se renderam aos sistemas
elétricos.
Protetor de cárter
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Protetor
de cárter podia ter de série. Só que é mais interessante deixar como acessório
para as lojas oferecerem
O asfalto no Brasil é ruim, cheio
de buracos, valetas e ondulações, além de rampas de ângulos variados. Quem paga
por isso é a parte de baixo dos carros, raspando com o risco de estragar
componentes como o cárter, correias, alternador e até o compressor de
ar-condicionado. O protetor de cárter serve justamente para isso, com uma chapa
de aço ou fibra, que protege toda a região contra pedras, lama, água e outros
detritos. Algumas marcas dizem que é desnecessário, por seus carros serem
construídos de outra forma, mas uma proteção extra nunca é demais.
Rádio
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Modelos
de entrada de carros como Fiat Mobi, Toyota Etios e Volkswagen Up ainda são
vendido sem rádio
Ter um rádio no carro é algo
básico. Pode ser para ouvir música, acompanhar as notícias e o trânsito, ou
escutar os lances da partida do seu time de futebol. Não importa, é algo que
todos os clientes querem em seus automóveis pois irão utilizar algum dia.
Atualmente, as fabricantes ainda oferecem algumas versões de entrada sem rádio,
apenas com a fiação e os alto-falantes posicionados – como é o caso do Toyota
Etios básico.
Repetidor de seta
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A seta
piscar também no retrovisor lateral ajuda em situações em que a luz
convencional está no ponto cego dos outros
Quando damos seta para sinalizar
uma manobra (isso nos casos em que o motorista lembra de usar a seta), às vezes
acontece do condutor do outro carro não perceber por estar em um ângulo ruim. O
repetidor de seta nos espelhos laterais ajuda a evitar esse problema de ponto
cego, já que fornece mais uma forma de mostrar qual é sua intenção no trânsito.
Pode parecer só estética, mas é um item bem importante.
Retrovisor eletrocrômico
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Quem
nunca teve o problema de uma luz forte demais refletida no retrovisor? O
sistema eletrocrômico evita isso
Uma situação bem comum no
trânsito é sofrer um leve ofuscamento por conta da intensidade dos faróis do
veículo atrás do seu carro (pela força da lâmpada ou uso de farol alto). Isso é
resolvido pelo retrovisor eletrocrômico, equipado com um pigmento fotossensível
ativado eletricamente. Ele é capaz de reagir a uma luz mais forte, causando um
escurecimento do espelho, voltando ao normal quando a iluminação retorna ao
padrão anterior.
Sensor de estacionamento
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É melhor
oferecer auxílios como o sensor de estacionamento, para evitar estragos na hora
de estacionar
Como as autoescolas estão mais
preocupadas em formar os alunos, a maioria dos brasileiros não aprende a
manobrar o carro de forma correta. O sensor de estacionamento ajuda muito a
corrigir essa falha, por indicar o quão próximo o veículo está de algum
obstáculo – quantas raladas e batidinhas em estacionamento de shoppings
poderiam ter sido evitadas se fosse um item oferecido em todos os carros? É
mais útil do que a câmera de ré e bem mais simples.
Trio elétrico
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Vidros,
travas e retrovisores elétricos tornaram-se tão comuns que é complicado ver
modelos sem esses itens
Vidros, travas e ajuste do
retrovisor. Como pode algumas fabricantes não oferecerem esses equipamentos em
seus carros. O Chevrolet Prisma Joy, por exemplo, não tem travas elétricas,
obrigando que o motorista lembre-se de trancar cada uma das portas manualmente.
Outros, como o Fiat Mobi mais barato, vem com vidros com manivela até nos da
frente (só ficam elétricos com um pacote opcional). E, convenhamos, ter que se
esticar pelo carro para ajustar o retrovisor do lado do passageiro é algo que
deveria ter sido abolido dos modelos atuais.
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deste artigo: http://carros.ig.com.br/2017-03-23/equipamentos-top-10.html
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