LeEco espera superar Tesla no
mercado de carros elétricos
A chinesa LeEco está realmente
surpreendendo ultimamente. A empresa ganhou notoriedade este ano por ser a
primeira a anunciar um smartphone com o chip Snapdragon 820, SoC mais poderoso
da Qualcomm quando anunciado. Ainda que a empresa não seja tão conhecida no
Brasil, está aumentando o nível de concorrência na China e nos países vizinhos,
inclusive para concorrentes de peso como Samsung e LG.
Não satisfeita em incomodar os
concorrentes no mercado de smartphones, a LeEco, antes conhecida como LeTV, tem
um um novo alvo: nada menos do que a Tesla, praticamente a referência em carros
elétricos de alto desempenho e sinônimo de seu segmento, assim como a Gilette
está para lâminas de barbear e Bombril para palhas de aço.
LeEco
LeSEE
Há algum temo, a LeEco anunciou
seu conceito de carro elétrico, o LeSEE, mostrado nas fotos acima, que tem os
mesmos objetivos dos carros da Tesla: ser altamente inteligente e eventualmente
se tornar autônomo. Só que com um "pequeno" diferencial: de graça.
O modelo de negócios da LeEco prevê carros elétricos gratuitos, só que da mesma
forma com que alguns jogos para smartphones são gratuitos: através de
monetização por anúncios e conteúdos para consumo enquanto o usuário está
dentro do carro. Segundo Jia Yeuting, co-fundadora da LeEco:
A Tesla é uma ótima empresas e
levou o mercado de automóveis à era dos veículos elétricos, mas não estamos
pesando apenas em construir carros.
Basicamente, você entra no carro
e, até chegar ao seu destino, assiste comerciais e propagandas pagas por
anunciantes, uma forma que a LeEco vê como viável para manter uma forma
contínua de receber seu retorno sobre o investimento. O grande problema que a
empresa enfrenta não é nem a tecnologia em si, ou mesmo a sua monetização, mas
sim as leis e regulamentações sobre carros autônomos nos Estados Unidos, seu
maior mercado-alvo, e em diversos países onde pretende atuar.
- LeEco apresenta Le Max 2 com 6GB de RAM e Snapdragon 820 por US$ 385
- LeEco anuncia Le 2 e Le 2 Pro, irmãos iguais por fora, mas com diferentes especificações
- LeEco Le 2 é homologado no TENAA confirmando design e especificações
Outro ponto é o próprio público,
que ainda não é favorável a veículos autônomo de forma unânime. Afinal, não são
todos que ficarão completamente seguros dentro de um carro de alta velocidade
enquanto assiste propagandas. Mas a LeEco está otimista: "Não será fácil,
mas conseguiremos".
E você, o que acha dessa história
toda? Acredita que o modelo de negócios proposto pela LeEco conseguirá competir
com a Tesla? Conte para nós nos comentários!
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