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terƧa-feira, 25 de novembro de 2014

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Sonho do carro voador pode estar prestes a se tornar realidade
Em caso de congestionamento na estrada, basta levantar voo. VeĆ­culos alados prometem resolver muitos dos problemas da mobilidade urbana. Apesar da burocracia, essa visĆ£o futurista nĆ£o estĆ” tĆ£o longe de entrar no mercado. 


Imagine ter que se deslocar todos os dias 300 quilĆ“metros de casa ao trabalho – a distĆ¢ncia Berlim-Hannover ou SĆ£o Paulo-Volta Redonda – e vice-versa. Com um carro voador, bastariam menos de duas horas para percorrer o trajeto.

Ao todo, 17 projetos ao redor do mundo visam transformar essa ideia futurista em. Entre eles o MyCopter, da UniĆ£o Europeia, envolvendo seis universidades e institutos de pesquisa europeus, incluindo o Centro Aeroespacial AlemĆ£o (DLR), em Braunschweig, a Universidade TĆ©cnica de Karlsruhe e o Instituto Max Planck de Biologia CibernĆ©tica, em TĆ¼bingen. A UE financia o projeto com 3,4 milhƵes de euros.

Durante quatro anos, os pesquisadores do MyCopter examinaram tĆ©cnicas e concepƧƵes de veĆ­culos aĆ©reos para uso diĆ”rio. Na penĆŗltima semana de novembro, os cientistas apresentaram seus resultados na cidade de Braunschweig. Entre outros equipamentos, desenvolveram um volante que permite pilotar um helicĆ³ptero como um carro.

"Os pilotos disseram: 'Realmente, nada mal'", orgulha-se Stefan Levedag, do Centro Aeroespacial AlemĆ£o. AtĆ© entĆ£o, o volante foi testado em simulaƧƵes, e atualmente estĆ” sendo instalado num helicĆ³ptero de verdade.

Todos os 17 projetos de carro voador tĆŖm o mesmo objetivo: construir um veĆ­culo que possa ser utilizado tanto na estrada como no ar. Essa Ć© tambĆ©m a meta da AeroMobil, uma empresa de Bratislava, capital da EslovĆ”quia.

Na conferĆŖncia internacional sobre o futuro Pioneers Festival, realizada em Viena em outubro, a empresa apresentou seu protĆ³tipo mais recente, o AeroMobil 3.0. Ele jĆ” completou os testes na estrada e no ar com sucesso e estĆ” a apenas um passo do modelo final, apto a entrar no mercado.

O funcionĆ”rio da AeroMobil Stefan Vadocz lembra que hĆ” quase cem anos se tenta construir carros voadores, em todo o mundo. "Mas o nosso Ć© um pouco diferente: desde o inĆ­cio, ele foi projetado como um carro e aviĆ£o comum" Sua caracterĆ­stica especial Ć© a possibilidade de alternar entre os dois objetos.

Falta apenas a licenƧa europeia para o AeroMobil entrar no mercado

Carros esportivos com asas
O AeroMobil 3.0 parece um carro esportivo de luxo. Ele possui asas e rodas fabricados com materiais compostos e tudo o que Ć© de se esperar em um carro voador: eletrĆ“nica aeronĆ”utica, piloto automĆ”tico e paraquedas. Ele utiliza gasolina comum, e, como um aviĆ£o, Ć© capaz de decolar e pousar, sobre uma superfĆ­cie firme ou atĆ© mesmo sobre uma faixa de grama.

"Combinar um carro e um aviĆ£o nĆ£o Ć© uma tarefa fĆ”cil", salienta Vadocz. "Um carro deve ser pesado e relativamente bem mais largo do que um aviĆ£o." Um aviĆ£o, no entanto, precisa ser o mais leve possĆ­vel. "O fato de ser possĆ­vel alternar entre os dois permite ter tanto um carro quanto um aviĆ£o de pleno direito", assegura.

Fundador da AeroMobil, Thomas Klein, trabalha hĆ” 25 anos em carros voadores
Depois de alguns testes bem sucedidos e da apresentaĆ§Ć£o no Pioneers Festival, os construtores do AutoMobil 3.0 precisam acima de tudo resolver a papelada burocrĆ”tica. Pois o carro voador precisa de licenƧas europeias para a estrada e para o ar.

Jan Lesinsky, professor de TĆ©cnica de Transportes e AutomĆ³veis da Universidade TĆ©cnica Eslovaca, em Bratislava, se entusiasma com a nova tecnologia por trĆ”s dos carros voadores. Mas ele nĆ£o espera que o AeroMobil receba as autorizaƧƵes necessĆ”rias, e muito menos que carros voadores se tornem em breve uma forma de transporte de massa.

"A ideia de simplesmente decolar, quando se esbarra num congestionamento, soa fantĆ”stica. Mas o que acontece quando carros voadores, digamos, somam 10% do trĆ”fego? Quando os carros estiverem se movendo entre 20 e 100 metros de altura no transporte aĆ©reo, serĆ£o necessĆ”rias regras de seguranƧa muito claras", alerta.

Os proprietƔrios tambƩm precisam ser ao mesmo tempo motoristas e pilotos. E o motorista precisaria se comunicar de forma organizada com uma espƩcie de torre de comando, para decidir quem segue por onde.
"Definitivamente nĆ£o sou pessimista quando se trata de projetos como este. Mas acredito que Ć© pouco provĆ”vel que num futuro prĆ³ximo vamos ver carros voando em qualquer lugar", afirma Lesinsky. Stefan Levedag, do DLR, segue a mesma linha: "Com certeza nĆ£o iremos ver o carro voador por um bom tempo."

AeroMobil 3.0 deverĆ” custar algumas centenas de milhares de euros

SĆ³ para ricos
De qualquer maneira, segundo Lesinsky, a maioria das pessoas nĆ£o teria como pagar um carro voador. Vadocz, da AeroMobil, tambĆ©m admite que seu veĆ­culo Ć© um produto de luxo. "O preƧo deve ficar entre o de um carro esportivo e o de um pequeno aviĆ£o esportivo, ou seja, algumas centenas de milhares de euros."

O funcionĆ”rio acrescenta que jĆ” hĆ” interessados, embora atualmente a AeroMobil nĆ£o esteja aceitando encomendas. "Mas estamos bastante felizes que o mundo esteja interessado em comprar o nosso veĆ­culo. Vamos cuidar rapidamente de todas as licenƧas e regularizaƧƵes", o que deve ser questĆ£o de alguns anos.

Caso a AeroMobil realmente adquira as autorizaƧƵes necessĆ”rias, os veĆ­culos alados poderĆ£o estar voando por aĆ­ mais rĆ”pido do que muitos imaginam. No entanto, para a maioria o que sobrarĆ” Ć© o gostinho de observar o voo dos carros alados a partir do solo.
 © 2014 Deutsche Welle, retirado de

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