Sonho do carro voador pode estar prestes a se tornar
realidade
Em caso de congestionamento na estrada, basta levantar voo.
VeĆculos alados prometem resolver muitos dos problemas da mobilidade urbana.
Apesar da burocracia, essa visĆ£o futurista nĆ£o estĆ” tĆ£o longe de entrar no
mercado.
Imagine ter que se deslocar todos os dias 300 quilƓmetros de
casa ao trabalho – a distĆ¢ncia Berlim-Hannover ou SĆ£o Paulo-Volta Redonda – e
vice-versa. Com um carro voador, bastariam menos de duas horas para percorrer o
trajeto.
Ao todo, 17 projetos ao redor do mundo visam transformar
essa ideia futurista em. Entre eles o MyCopter, da UniĆ£o Europeia, envolvendo
seis universidades e institutos de pesquisa europeus, incluindo o Centro
Aeroespacial AlemĆ£o (DLR), em Braunschweig, a Universidade TĆ©cnica de Karlsruhe
e o Instituto Max Planck de Biologia CibernĆ©tica, em TĆ¼bingen. A UE financia o
projeto com 3,4 milhƵes de euros.
Durante quatro anos, os pesquisadores do MyCopter examinaram
tĆ©cnicas e concepƧƵes de veĆculos aĆ©reos para uso diĆ”rio. Na penĆŗltima semana
de novembro, os cientistas apresentaram seus resultados na cidade de
Braunschweig. Entre outros equipamentos, desenvolveram um volante que permite
pilotar um helicĆ³ptero como um carro.
"Os pilotos disseram: 'Realmente, nada mal'",
orgulha-se Stefan Levedag, do Centro Aeroespacial AlemĆ£o. AtĆ© entĆ£o, o volante
foi testado em simulaƧƵes, e atualmente estĆ” sendo instalado num helicĆ³ptero de
verdade.
Todos os 17 projetos de carro voador tĆŖm o mesmo objetivo:
construir um veĆculo que possa ser utilizado tanto na estrada como no ar. Essa
Ʃ tambƩm a meta da AeroMobil, uma empresa de Bratislava, capital da EslovƔquia.
Na conferĆŖncia internacional sobre o futuro Pioneers
Festival, realizada em Viena em outubro, a empresa apresentou seu protĆ³tipo
mais recente, o AeroMobil 3.0. Ele jĆ” completou os testes na estrada e no ar
com sucesso e estĆ” a apenas um passo do modelo final, apto a entrar no mercado.
O funcionƔrio da AeroMobil Stefan Vadocz lembra que hƔ quase
cem anos se tenta construir carros voadores, em todo o mundo. "Mas o nosso
Ć© um pouco diferente: desde o inĆcio, ele foi projetado como um carro e aviĆ£o
comum" Sua caracterĆstica especial Ć© a possibilidade de alternar entre os
dois objetos.
Falta apenas a licenƧa europeia para o AeroMobil entrar no
mercado
Carros esportivos com asas
O AeroMobil 3.0 parece um carro esportivo de luxo. Ele
possui asas e rodas fabricados com materiais compostos e tudo o que Ć© de se
esperar em um carro voador: eletrƓnica aeronƔutica, piloto automƔtico e
paraquedas. Ele utiliza gasolina comum, e, como um aviĆ£o, Ć© capaz de decolar e
pousar, sobre uma superfĆcie firme ou atĆ© mesmo sobre uma faixa de grama.
"Combinar um carro e um aviĆ£o nĆ£o Ć© uma tarefa
fƔcil", salienta Vadocz. "Um carro deve ser pesado e relativamente
bem mais largo do que um aviĆ£o." Um aviĆ£o, no entanto, precisa ser o mais
leve possĆvel. "O fato de ser possĆvel alternar entre os dois permite ter
tanto um carro quanto um aviĆ£o de pleno direito", assegura.
Fundador da AeroMobil, Thomas Klein, trabalha hĆ” 25 anos em
carros voadores
Depois de alguns testes bem sucedidos e da apresentaĆ§Ć£o no
Pioneers Festival, os construtores do AutoMobil 3.0 precisam acima de tudo
resolver a papelada burocrƔtica. Pois o carro voador precisa de licenƧas
europeias para a estrada e para o ar.
Jan Lesinsky, professor de TĆ©cnica de Transportes e
AutomĆ³veis da Universidade TĆ©cnica Eslovaca, em Bratislava, se entusiasma com a
nova tecnologia por trĆ”s dos carros voadores. Mas ele nĆ£o espera que o
AeroMobil receba as autorizaƧƵes necessƔrias, e muito menos que carros voadores
se tornem em breve uma forma de transporte de massa.
"A ideia de simplesmente decolar, quando se esbarra num
congestionamento, soa fantƔstica. Mas o que acontece quando carros voadores,
digamos, somam 10% do trƔfego? Quando os carros estiverem se movendo entre 20 e
100 metros de altura no transporte aĆ©reo, serĆ£o necessĆ”rias regras de seguranƧa
muito claras", alerta.
Os proprietƔrios tambƩm precisam ser ao mesmo tempo
motoristas e pilotos. E o motorista precisaria se comunicar de forma organizada
com uma espƩcie de torre de comando, para decidir quem segue por onde.
"Definitivamente nĆ£o sou pessimista quando se trata de
projetos como este. Mas acredito que Ć© pouco provĆ”vel que num futuro prĆ³ximo
vamos ver carros voando em qualquer lugar", afirma Lesinsky. Stefan
Levedag, do DLR, segue a mesma linha: "Com certeza nĆ£o iremos ver o carro
voador por um bom tempo."
AeroMobil 3.0 deverĆ” custar algumas centenas de milhares de
euros
SĆ³ para ricos
De qualquer maneira, segundo Lesinsky, a maioria das pessoas
nĆ£o teria como pagar um carro voador. Vadocz, da AeroMobil, tambĆ©m admite que
seu veĆculo Ć© um produto de luxo. "O preƧo deve ficar entre o de um carro
esportivo e o de um pequeno aviĆ£o esportivo, ou seja, algumas centenas de
milhares de euros."
O funcionƔrio acrescenta que jƔ hƔ interessados, embora
atualmente a AeroMobil nĆ£o esteja aceitando encomendas. "Mas estamos
bastante felizes que o mundo esteja interessado em comprar o nosso veĆculo.
Vamos cuidar rapidamente de todas as licenƧas e regularizaƧƵes", o que
deve ser questĆ£o de alguns anos.
Caso a AeroMobil realmente adquira as autorizaƧƵes
necessĆ”rias, os veĆculos alados poderĆ£o estar voando por aĆ mais rĆ”pido do que
muitos imaginam. No entanto, para a maioria o que sobrarĆ” Ć© o gostinho de
observar o voo dos carros alados a partir do solo.
© 2014 Deutsche Welle, retirado de
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